O corpo e as sensações que ele emite

Prestar atenção em nossos corpos, em como nos sentimos, é algo fundamental para o autoconhecimento e a auto regulação.  Ninguém consegue conhecer, aceitar e manejar as emoções sem estar atento ao que o corpo comunica. Mas, infelizmente, a correria e as distrações do dia a dia acabam fazendo com que não prestemos a atenção devida ao que nosso corpo nos diz. Acabamos, muitas vezes, reagindo por impulso, estourando em cima de pessoas inocentes, não atendendo às nossas necessidades ou sentindo medo de alguma emoção.

Se os adultos se perdem quando se trata de emoções, imagine só o que acontece com as crianças. Por isso, uma ideia bacana é, pelo menos uma vez por dia, parar e prestar atenção em como nos sentimos. Percorra o seu corpo mentalmente, notando cada um dos seguintes pontos:

 

  • Como estão seus pensamentos agora: agitados ou tranquilos? Seus pensamentos pulam de um lado para outro ou focam num único assunto?
  • Como estão suas emoções e sentimentos neste momento: alegre, triste, com raiva, assustado, com medo, tranquilo, cansado,
  • Como está sua respiração: longa ou curta? Profunda ou rasa? Devagar ou rápida?
  • Como seu coração está batendo: rápido ou devagar?
  • Como está seu nível de energia: cansado ou descansado? Agitado ou calmo? Focado ou distraído?
  • Como você sente os seus músculos: tensos ou relaxados? Doloridos ou não? Está com alguma dor?
  • Como está a sua temperatura: frio, quente ou agradável?
  • O que você acha que precisa ou quer fazer agora? Comer, descansar, cantar, brincar, desenhar, pintar, dançar, conversar, pular, correr, beber
  • Algo te incomoda agora?

 

Se voltar para dentro, para o próprio corpo, é uma forma de meditar e exercitar a concentração e a atenção plena. A ideia não é julgar e muito menos se condenar por um determinado pensamento ou emoção. O objetivo é apenas notar tudo o que se passa em nós mesmos, desligando-nos, assim, da quantidade de estímulos externos absurda a que nos submetemos diariamente e conectando com nosso meio maior de expressão, que é o corpo.

Tudo que você precisa fazer é separar uma quantidade maior de minutos para se tranquilizar e observar todos os itens acima. Outra possibilidade é parar algumas vezes por dia, nem que seja por um minutinho, e prestar atenção a um dos pontos citados.

Você vai precisar de poucos minutos por dia para fazer essa atividade simples e vai aproveitar os benefícios o dia inteiro. E, claro, envolva as crianças também e as ajude a criar esse hábito tão saudável e importante.

 

 

No Comments

Enroll Your Words

To Top